Psiquiatria

Um psiquiatra é um médico que se especializou no diagnóstico, tratamento e prevenção na área da Saúde Mental.

Como resultado da sua longa formação , é o especialista mais adequado para compreender as complexas relações entre os diversos órgãos e sistemas do corpo (incluindo também o sistema emocional/ cerebral) e a multiplicidade de doenças médicas. Está assim, especialmente atento à interligação entre o corpo e a mente.

Algumas doenças psiquiátricas possuem também sintomas físicos e algumas doenças físicas apresentam sintomatologia psiquiátrica. Deste facto resulta a importância de qualquer perturbação psicológica dever ser avaliada numa primeira abordagem por um psiquiatra, para ser efectuado o despiste de eventual causalidade orgânica subjacente e muitas vezes não detectada.

Na consulta de Psiquiatria existe o propósito de estabelecer um diagnóstico clínico e elaborar um projecto terapêutico desenhado à medida de cada paciente. Podem ser sugeridas terapêuticas farmacológicas e/ou orientação para consultas de psicoterapia.

A medicação pode ser associada a tratamento psicoterapêutico. É importante referir que o alívio rápido dos sintomas, proporcionado pela medicação, facilita o próprio processo psicoterapêutico. Está provado cientificamente que a associação destas duas modalidades terapêuticas (medicação e psicoterapia) é mais eficaz do que cada uma isoladamente.

Psicoterapia

A psicoterapia é um processo de exploração do funcionamento psicológico do cliente com a ajuda do terapeuta, levando a um maior autoconhecimento em relação a factores como a influência dos acontecimentos na história pessoal, a personalidade e padrões de relacionamento interpessoal. Assim, este processo propõe uma oportunidade de aprender  a comportar-se, a sentir e a pensar de forma diferente, com o intuito de desenvolver uma maneira mais produtiva e feliz de estar na vida.

É esperado que o sujeito colabore activamente no processo, sendo este facto fundamental para o sucesso terapêutico. Muitas vezes é o cliente que traz o tema da sessão, sabendo melhor que ninguém o peso dos factores que compõem a sua vida. Parte significativa do trabalho terapêutico é feita entre as sessões, reflectindo sobre e testando aquilo que foi dito na vida real. Para estimular esta actividade, o terapeuta muitas vezes pode prescrever «trabalhos de casa».

Mindfulness

O Mindfulness é um aspecto central da tradição e psicologia Budistas com cerca de 2500 anos de história. A palavra “Mindfulness” é uma tradução para o Inglês da palavra em Pali “sati” que significa Consciência, Atenção e Recordação. O propósito do Mindfulness é eliminar o sofrimento desnecessário através do cultivo do insight sobre os processos mentais e sobre a natureza do mundo. O praticante de Mindfulness não é um sujeito passivo, ao invés é alguém que trabalha activamente com os estados de consciência por forma a permanecer em equilíbrio.

Hipnose Clínica

A hipnose é um estado alterado de consciência. A Hipnose Clínica é a utilização desse estado alterado de consciência, ou transe, com um objectivo terapêutico. Isto significa que as pessoas não são tratadas com hipnose mas sim, tratadas sob um estado de hipnose.

Todos os estados hipnóticos são caracterizados por um nível de relaxamento muito agradável, no qual o indivíduo se permite entrar para que possam ser dadas sugestões ao seu inconsciente. Sob hipnose, a parte da mente mais consciente e racional é temporariamente deixada para segundo plano, para que o inconsciente, essa parte que influencia as nossas funções físicas e mentais, fique mais receptivo à terapia.

A nossa equipa

Marcações

Em breve poderá fazer a marcação e gestão das suas marcações no conforto do seu telefone.
Para já contacte-nos através de:

Marcações

Faça download da nossa aplicação, e faça a marcação e gestão das suas marcações no conforto do seu telefone.
Ou contacte-nos através de:
Psiquiatria
This website uses cookies to improve your experience. By using this website you agree to our Data Protection Policy.
Read more