O Futuro da sua saúde

Exames Complementares

Análises clínicas

As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico colocados à disposição dos Médicos. Consistem, fundamentalmente, na deteção e/ou medição de determinadas substâncias ou microrganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).

Trabalhamos em parceria com o laboratório do Dr. Teixeira e Góis.

Fazemos análises ao domicílio mediante marcação.

Electrocardiograma

O electrocardiograma é um exame de saúde na área de cardiologia, que deteta e regista atividade elétrica do coração para localizar problemas cardíacos. Os sinais elétricos fazem o músculo cardíaco contrair à medida que viajam através do coração. Quando o coração contrai ele bombeia sangue para o resto do corpo.

O electrocardiograma mostra a rapidez dos batimentos cardíacos. Ele ainda regista a força e o ritmo dos sinais elétricos à medida que eles passam por cada parte do coração.

MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial)

A monitorização ambulatória da pressão arterial (MAPA) é um exame não invasivo que tem como objetivo a avaliação da pressão arterial durante 24h. Consiste num registo sucessivo da pressão arterial em ambulatório, através de um dispositivo portátil que efetua medições automáticas em determinados intervalos de tempo. Desta forma, obtém-se um registo da variação da pressão arterial ao longo de todo o dia e noite.

Este exame permite fazer uma avaliação mais rigorosa e fiável da pressão arterial do que as medições isoladas, uma vez que estas podem ser afetadas por diversos fatores, tais como o stress ou a ansiedade causada pela medição no consultório.

O exame é realizado e analisado por um Técnico de Cardiopneumologia, e à posteriori revisto por um Médico Cardiologista.

Para a realização do exame o Cardiopneumologista coloca uma braçadeira num dos braços conectada a um dispositivo que permite  efetuar as medições (de 30 em 30 min durante o dia e de 60 em 60min durante a noite). Durante o exame o utente deve registar num diário, fornecido pelo técnico, sintomas que possam ocorrer e os respetivos horários, as horas a que faz medicação para a hipertensão arterial (caso se aplique), bem como a hora de deitar e de acordar.

As principais indicações são:
• Suspeita de Hipertensão da Bata Branca (Tensão Arterial elevada apenas no consultório médico)
• Hipertensão Arterial resistente à terapêutica
• Avaliação da eficácia da terapêutica anti-hipertensora
• Sintomas hipotensivos em doentes sob terapêutica anti-hipertensora
• Disfunção autonómica

A MAPA é um exame seguro, sem riscos significativos e sem preparação especifica.
Recomenda-se o uso de roupas largas, principalmente mangas largas, para facilitar a colocação da braçadeira.

Prova de Esforço

A Prova de Esforço é um exame de diagnóstico que consiste em efetuar um registo eletrocardiográfico no decurso de esforço realizado em tapete rolante, sendo ainda efetuadas várias medições da pressão arterial de forma a avaliar uma resposta cardiovascular completa.

Este exame é realizado por um Cardiopneumologista, sob a supervisão de um Médico Cardiologista, e destina-se a avaliar a resposta do coração ao stress do exercício físico.

O exame poderá ser pedido pelo médico assistente nas seguintes situações:
• Utentes com dor no peito (na suspeita de doença das artérias coronárias);
• Avaliação de resposta tensional com o esforço;
• Avaliação complementar em praticantes de desporto de nível competitivo;
• Avaliação de capacidade funcional;
• Avaliação pré-participação em programa de treino/prática de exercício físico;
• Avaliação de resposta arrítmica.

Para o exame não é necessário haver preparação prévia especifica, mas deve:
• Usar roupas e sapatos confortáveis, adequados ao exercício para poder andar e em alguns casos correr;
• Não deve estar em jejum. Pode fazer uma alimentação ligeira até 2 horas antes do exame;
• Não deve fumar nas 3 horas anteriores ao exame;
• Pode tomar a medicação habitual.

Holter

O Holter é um exame complementar ao eletrocardiograma, que permite o registo contínuo do ritmo e da frequência cardíaca durante a sua atividade diária normal. É um exame não invasivo, realizado em ambulatório, e tem uma duração de 24h ou 48h.

Este registo eletrocardiográfico possibilita detetar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, de alguns minutos.

Destina-se a detetar alterações do ritmo cardíaco durante a sua atividade diária normal, em pacientes com sintomas associados a arritmias cardíacas, diagnóstico e prognóstico de arritmias cardíacas isoladas ou em associação com outras doenças cardiovasculares (Doença das Coronárias, Hipertensão Arterial, AVC / AIT , etc ).

Este exame é realizado e analisado por um Técnico de Cardiopneumologia e, à posteriori, revisto por um Médico Cardiologista.

A colocação/remoção do Holter pode demorar aproximadamente 10 a 15 minutos. No entanto, o relatório só estará pronto após alguns dias, pois o registo gravado das 24h terá que ser analisado pela técnica e pelo médico. Durante o exame, o utente deve registar num diário, fornecido pelo técnico, sintomas que possam ocorrer e os respetivos horários, as horas a que faz medicação anti-arrítmica (caso se aplique), bem como a hora de deitar e de acordar.

O Holter é um exame seguro, sem riscos significativos e sem preparação específica. Alguns doentes são sensíveis ao adesivo dos elétrodos, mas não é habitual haver reações alérgicas importantes.

Recomenda-se o uso de roupas largas, principalmente com botões à frente, o que facilitará a aplicação do equipamento assim como o seu transporte durante o dia.

Os exames complementares são realizados pela nossa equipa de enfermagem ou  pela técnica de cardiopneumologia, e revistos pelo médico da especialidade.